quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Santo Rosário

SANTO ROSÁRIO

“Rezai o Terço todos os dias para alcançar a paz” (Nossa Senhora de Fátima).

Nossa Senhora, nas 6 Aparições em Fátima, pediu aos Três Pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, que rezassem o Terço todos os dias para alcançar a paz. Nossa Senhora, em todas as Aparições insistiu na recitação diária do Santo Rosário, como a prática mais urgente e eficaz para alcançar os divinos favores por meio de sua intercessão.

O Rosário é o meio de salvação dos mais poderosos e eficazes que nos é oferecido pela Divina Providência contra Satanás e seus sequazes, que procuram perder as almas.

Após a Santa Missa não há devoção mais importante do que o Santo Rosário:

“A Santíssima Virgem revelou ao Bem-aventurado Alain de la Roche que, depois do Santo Sacrifício da Missa, que é o primeiro e mais vivo memorial da Paixão de Jesus Cristo, não havia devoção mais excelente e meritória que o Rosário, que é como que um segundo memorial e representação da vida e da Paixão de Jesus Cristo” (São Luís Maria Grignion de Montfort).

Papa Leão XIII: “Seja o Rosário amado e venerado como insigne distintivo da profissão cristã e o auxílio mais eficaz para nos propiciar a divina clemência” (Encíclica Lucunda Semper Expectatione).


REZANDO O SANTO ROSÁRIO


PERSIGNAÇÃO (SINAL DA CRUZ)

Pelo sinal † da Santa Cruz,
livrai-nos Deus, † Nosso Senhor,
dos nossos † inimigos.
Em nome do Pai,
do Filho †
e do Espírito Santo. Amém.

PEQUENOS EXORCISMOS

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso protetor contra as maldades e ciladas do demônio. Instante e humildemente Vos pedimos que Deus sobre ele impere e Vós, Príncipe da milícia celeste, com esse Poder Divino precipitai no Inferno a Satanás e aos espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amém.

À Rainha dos Anjos

Ó Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos, que recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, nós Vos pedimos humildemente: Enviai as legiões celestes, para que, sob as Vossas ordens, elas persigam os demônios, combatam-nos em toda a parte, reprimam a sua audácia e os precipitem no abismo. Quem é como Deus? Santos, Anjos e Arcanjos, protegei-nos e defendei-nos! Ó boa e terna Mãe, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança! Ó divina Mãe, enviai os vossos anjos, para que nos defendam e afastem de nós o cruel inimigo! Assim seja!

Levanta-Se Deus

Levanta-Se Deus, intercedendo a Bem-Aventurada Virgem Maria, São Miguel Arcanjo e todas as milícias celestes, e sejam dispersos os Seus inimigos, e fujam da Sua Face todos os que Os odeiam e Os perseguem. Amém.

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

OFERECIMENTO

Divino Jesus, nós vos oferecemos esse Rosário que vamos rezar, meditando nos mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências dessa santa devoção.

Oferecemos, particularmente, em desagravo dos nossos pecados cometidos contra os Vossos Sagrados Corações; para o perdão e a remissão de todos os nossos pecados e os de nossa família (dizer os nomes), bem como a nossa sincera conversão e retas disposições de acordo com a Vontade de Deus; pelas intenções de Nossa Senhora, para que as Suas Mensagens de Amor e Conversão sejam ouvidas e levadas a sério pelos homens; para a restauração da Igreja na Unidade e nos bens do Céu com que a enriquecestes; pelo clero, para a sua santificação, discernimento e fidelidade à Verdade dos Vossos Ensinamentos; pela restauração e santificação das famílias; pelas intenções, fortaleza e discernimento, saúde e proteção do Santo Padre Emérito Bento XVI; para a libertação das Benditas Almas das chamas do Purgatório; pela conversão dos pecadores, principalmente dos pecadores mais obstinados; pelos governantes, legisladores e magistrados do Brasil para que eles ajam de acordo com as Leis de Deus e sejam defensores e promotores da paz; para a proteção do Brasil de todos os perigos que o ameaça, principalmente as ameaças do comunismo, da guerra e das catástrofes; para a queda do reino e dos planos do inferno; para a Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria... (outras intenções que se quer incluir no Rosário).

CREIO EM DEUS PAI

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

HOMENAGEM À SANTÍSSIMA TRINDADE

Em homenagem à Santíssima Trindade reza-se um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai; a primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos remiu; a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.

ORAÇÕES A SEREM REZADAS NO ROSÁRIO

PAI-NOSSO que estais no Céu santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

AVE-MARIA cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

GLÓRIA AO PAI, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

COMO REZAR O SANTO ROSÁRIO

Dizer o Mistério que vamos meditar, correspondente à dezena do Rosário.

Em cada Mistério reza-se um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, um Glória ao Pai e a jaculatória de Fátima:

Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

AGRADECIMENTO

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha.

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos a Jesus bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce sempre virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

CONSAGRAÇÃO AOS SAGRADOS CORAÇÕES

Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, a Vós me consagro, assim como toda minha família. Consagramos a Vós nosso próprio ser, toda nossa vida, tudo o que somos, tudo o que temos, e tudo o que amamos.

A Vós damos nossos corações e nossas almas, a Vós dedicamos nosso lar e nosso país, conscientes de que, através dessa Consagração nós, agora, prometemo-Vos viver cristãmente praticando as virtudes da nossa religião, sem nos envergonharmos de testemunhar a fé.

Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, aceitai esta humilde oferta de entrega de cada um de nós, através deste ato de Consagração. Nossa esperança é colocada em vós, com a certeza de que jamais seremos confundidos. Sacratíssimo Coração de Jesus, tende misericórdia de nós.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe Imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede da sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de David, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos Profetas, rogai por nós.
Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos Mártires, rogai por nós.
Rainha dos Confessores, rogai por nós.
Rainha das Virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao Céu, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da Paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

No mês de outubro:
Rogai por nós, Rainha do Sacratíssimo Rosário.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

MISTÉRIOS DO ROSÁRIO

MISTÉRIOS GOZOSOS (Segunda-feira e sábado)
1º) A Anunciação do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora
2º) A Visita de Nossa Senhora à Sua Prima Santa Isabel
3º) O Nascimento do Menino Jesus em Belém
4º) A Apresentação do Menino Jesus no Templo
5º) O Reencontro de Jesus no Templo

MISTÉRIOS LUMINOSOS (Quinta-feira)
1º) O Batismo de Jesus no Rio Jordão
2º) A Auto-Revelação de Jesus nas Bodas de Caná
3º) O Anúncio do Reino de Deus por Jesus com o Convite à Conversão
4º) A Transfiguração de Jesus
5º) A Instituição da Eucaristia

MISTÉRIOS DOLOROSOS (Terça e sexta-feira)
1º) A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
2º) A Flagelação de Jesus
3º) A Coroação de Espinhos
4º) A Subida Dolorosa do Calvário
5º) A Crucificação e Morte de Jesus

MISTÉRIOS GLORIOSOS (Quarta-feira e domingo)
1º) A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
2º) A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Céu
3º) A Vinda do Espírito Santo
4º) A Assunção de Nossa Senhora ao Céu
5º) A Coroação de Nossa Senhora no Céu




Nenhum comentário:

Postar um comentário